Bem-vindo ao Blog Celso Branicio -

Pesquisar dentro deste blog

SOCIOLOGIA E SOCIEDADE APLICADA A EDUCAÇÃO FÍSICA

UnB - Universidade de Brasília
Universidade Aberta do Brasil
Licenciatura em Educação Física
Tutor a Distância: Luiz Cuozzo
Tutor Presencial: Ms. João Bosco da Silva
Professor: Ms. Ivanor Ranzi

Título da tarefa: SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
Por que estudar Sociologia? Qual a importância desse tema para o curso de Educação Física? Percebo em que ela poderá contribuir na minha formação pessoal e profissional?

Autor: Celso Rodrigo Branicio
Disciplina: Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação e da Educação Física
Data: 26/04/2009
Polo: Barretos


Por que estudar Sociologia?

Porque apesar dela ser vista com certo desprezo, pelo fato de ter uma imagem conservadora e de ter sido usada como instrumento de subversão e rebeldia frente a ordem vigente, na verdade hoje a sociologia ocupa espaço privilegiado na formação do ser humano e especialmente do futuro dos jovens.

Para que possamos compreender melhor os atuais problemas sociais como a violência nas escolas, o tráfico de drogas, etc., nós necessitamos conhecer sua dimensão histórica e também a dimensão social do atual momento.

A Sociologia é uma ciência que estuda a vida social e fundamentalmente o universo juvenil, tais como trabalho e violência juvenil, conscientização ambiental, dos meios de comunicação e dos movimentos sociais. Diria que acima de tudo ela pode contribuir na formação da cidadania e ser muito útil em projetos interdisciplinares, e principalmente de uma Educação Física mais ampla que vá além da prática esportiva e desenvolvimento motor.


Alguns outros motivos que podemos citar são:

- Podemos através da Sociologia fazer um estudo das relações entre pessoas que vivem numa comunidade ou num grupo social (uma escola e sua comunidade, por exemplo), ou entre grupos sociais diversos dentro de uma mesma sociedade. 

- A Sociologia serve para podermos entender melhor a relação existente entre homem-sociedade, onde criamos um modo, um estilo de interpretar as ações dos cidadãos e assim podemos conhecer a nós mesmos. Se levarmos em consideração o legado que nos deixou Karl Marx, podemos dizer que é importante estudar Sociologia porque é por meio dela que podemos quebrar nossas ilusões e ingenuidades e caminharmos em direção a uma verdadeira revolução democrática de libertação.

- Nós podemos através da sociologia descobrir como foram os homens do passado e sua cultura e costumes (antropologia) estudando aí também a parte da Educação Física e os antigos hábitos de atividades físicas, danças, etc., com isso podemos melhorar nosso convívio com as demais pessoas.

- Porque ela estuda a sociedade em que vivemos e nossos comportamentos e podemos por meio dela melhorar nossa escola, nossa comunidade e até mesmo a sociedade como um todo.

- Porque esta disciplina nos demonstra de forma científica e profunda a forma como a sociedade funciona levando se em consideração as relações sociais como: cooperação, conflito, competitividade, etc. Numa analogia sempre que compramos um aparelho eletrônico novo necessitamos de um manual para saber manuseá-lo, a Sociologia serve como uma espécie de manual para podermos compreender nossa sociedade como ela é atualmente.


Qual a importância desse tema para o curso de Educação Física?

Hoje em dia as escolas passam por grandes problemas principalmente com violência nas escolas, tráfico de drogas entre outros, e a Sociologia por estudar cientificamente estes casos serve exatamente para que o Professor e a Escola possam utilizá-la através de projetos. Tudo isto visa resolver estes problemas, sem contar que o foco principal da Sociologia hoje em dia tem sido como foi dito o universo juvenil, tais como trabalho e violência juvenil, conscientização ambiental, dos meios de comunicação e dos movimentos sociais.

Diria que acima de tudo ela pode contribuir na formação da cidadania e assim serve muito bem aos objetivos de uma Educação Física moderna preocupada com o desenvolvimento completo do aluno e não apenas em seu desenvolvimento psicomotor, mas com sua formação social e os princípios de cidadania.

Ela também facilita muito o trabalho em projetos interdisciplinares, que é de fundamental importância hoje em dia para se atingir estas metas e fazer da Educação Física uma disciplina realmente importante para a formação dos alunos e para a sociedade como um todo por envolver toda a comunidade.

O Professor de Educação Física pode, por exemplo, conscientizar o aluno da importância da Sociologia em sua formação de Educação Física bem como no esporte, preparando ele de forma técnica e cientificamente. Assim ele poderá elaborar programas de trabalho em que os fundamentos sociais e de cidadania da Educação Física e do esporte estejam sempre presentes.
Podemos citar Betti (2001) que finaliza enfatizando a importância das Ciências Humanas, em especial da Sociologia e Semiótica para os profissionais de Educação Física que se preocupam com uma abordagem sociocultural baseada em conhecimentos filosóficos, científicos, pedagógicos e sociológicos.

Portanto, um estudo interdisciplinar que objetiva ser crítico, criativo, reflexivo, contextualizado e transformador mediante a intervenção e produção de conhecimento, pois certas questões não se encerram, é constantemente renovada.


Percebo em que ela poderá contribuir na minha formação pessoal e profissional?

Sim, porque posso entender melhor como a sociedade atual funciona, bem como as origens dos problemas que mais nos afligem, além de poder ver como os alunos e a população em geral agem e porque agem assim.

Como a Sociologia estuda muito o mundo juvenil e a maior parte da violência e problemas mais graves, em especial no mundo escolar está nesta faixa etária, ela nos dá muitos subsídios como ciência social para que possamos entender e contornar estes problemas e outros.
Ela também nos ajuda a conseguir transformar nossos futuros alunos em cidadãos críticos.
Fundamentalmente o mais importante em usar a Sociologia é no que tange a formação do jovem com a desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais.
Ao desnaturalizar as concepções, temos de entender os problemas sociais sem nos esquecermos de sua historicidade e lembrarmos que os alunos nem sempre foi assim.
Nós temos de levar em consideração que estas mudanças ou descontinuidades históricas são frutos de decisões que envolvem muitos interesses e são produzidas por razões objetivas e humanas, muitas vezes envolvendo política.
Ao tentarmos lidar com estes problemas sociais temos de através da Sociologia focar as relações sociais sem estarmos envolvidos. Temos enfim que nos distanciarmos de tudo aquilo que nos rodeia e do qual participamos como a escola em que trabalhamos, por exemplo, para podermos ter uma visão ampla e real e podermos assim melhor trabalhar o problema.
A Sociologia nos ajuda muito no trabalho interdisciplinar em projetos com os quais podemos complementar nossas futuras aulas de Educação Física.
Podemos assim dar a nossos alunos uma formação completa e não apenas focando o desenvolvimento físico e motor, mas psicológico, social e de cidadania, bem como ajudando com projetos a comunidade em que estes alunos estão inseridos, melhorando assim sua qualidade de vida e da sociedade como um todo. 

Celso Rodrigo Branicio 

--------------------------------------


GOOGLE TRANSLATION



SOCIOLOGY AND SOCIETY APPLIED TO PHYSICAL EDUCATION

UnB - University of Brasilia
Open University of Brazil
Degree in Physical Education
Distance Learning: Luiz Cuozzo
Tutor: Ms. João Bosco da Silva
Teacher: Ms. Ivanor Ranzi

Job Title: SOCIOLOGY AND SOCIETY
Why Study Sociology? What is the importance of this topic for the Physical Education course? I realize that she can contribute to my personal and professional formation?

Author: Celso Rodrigo Branicio
Discipline: Philosophical Social Foundations of Education and Physical Education
Date: 04/26/2009
Polo: Barretos

Why Study Sociology?

Although it is seen with a certain contempt, because it has a conservative image and has been used as an instrument of subversion and rebellion against the prevailing order, today sociology occupies a privileged place in the formation of the human being and especially of the future of the young.

So that we can better understand the current social problems such as violence in schools, drug trafficking, etc., we need to know its historical dimension and also the social dimension of the current moment.

Sociology is a science that studies social life and fundamentally the youth universe, such as youth work and violence, environmental awareness, the media and social movements. I would say that above all it can contribute to the formation of citizenship and be very useful in interdisciplinary projects, and especially of a broader Physical Education that goes beyond sports practice and motor development.


Some other reasons we may mention are:

- Through Sociology we can study the relationships between people living in a community or a social group (a school and its community, for example), or between different social groups within the same society.

- Sociology serves to better understand the relationship between man and society, where we create a way, a style to interpret the actions of citizens and thus we can know ourselves. If we take into account the legacy that Karl Marx left us, we can say that it is important to study Sociology because it is through it that we can break our illusions and ingenuity and move towards a true democratic revolution of liberation.

- We can, through sociology, discover how the men of the past and their culture and customs (anthropology) studied there also the part of Physical Education and the old habits of physical activities, dances, etc., with that we can improve our conviviality with the Other people.

- Because she studies the society in which we live and our behaviors and we can through it improve our school, our community and even society as a whole.

- Because this discipline shows us in a scientific and profound way the way society works taking into account social relations such as: cooperation, conflict, competitiveness, etc. In an analogy whenever we buy a new electronic device we need a manual to know how to handle it, Sociology serves as a kind of manual so we can understand our society as it is today.


What is the importance of this topic for the Physical Education course?

Nowadays schools go through major problems mainly with violence in schools, drug trafficking among others, and Sociology for scientifically studying these cases serves exactly so that the Professor and the School can use it through projects. All this aims to solve these problems, not to mention that the main focus of Sociology today has been how the youth universe was said, such as youth work and violence, environmental awareness, the media and social movements.

I would say that above all it can contribute to the formation of citizenship and thus serves very well the objectives of a modern Physical Education concerned with the complete development of the student and not only in its psychomotor development, but with its social formation and the principles of citizenship.

It also greatly facilitates work in interdisciplinary projects, which is of fundamental importance today in order to reach these goals and make of Physical Education a really important discipline for the formation of students and for society as a whole to involve the whole community.

The Professor of Physical Education can, for example, make the student aware of the importance of Sociology in his Physical Education training as well as in sports, preparing him technically and scientifically. In this way, it will be able to elaborate programs of work in which the social and citizenship foundations of the Physical Education and the sport are always present.

We can cite Betti (2001), which ends by emphasizing the importance of the Human Sciences, especially Sociology and Semiotics for Physical Education professionals who are concerned with a sociocultural approach based on philosophical, scientific, pedagogical and sociological knowledge.

Therefore, an interdisciplinary study that aims to be critical, creative, reflective, contextual and transformative through the intervention and production of knowledge, since certain questions do not end, is constantly renewed.


I realize that she can contribute to my personal and professional formation?

Yes, because I can better understand how current society works, as well as the origins of the problems that afflict us the most, as well as being able to see how students and the general population act and why they do so.

As Sociology studies much of the world of youth and most of the violence and more serious problems, especially in the school world, it is in this age group that it gives us many subsidies as a social science so that we can understand and overcome these problems and others.

It also helps us to turn our future students into critical citizens.

Fundamentally the most important in using Sociology is in what concerns the formation of the young person with the denaturalization of the conceptions or explanations of the social phenomena.

In denaturalizing conceptions, we have to understand social problems without forgetting their historicity and remembering that students were not always like this.

We must take into consideration that these historical changes or discontinuities are the fruits of decisions that involve many interests and are produced for objective and human reasons, often involving politics.

When we try to deal with these social problems we have to focus on social relations through sociology without being involved. Finally, we have to distance ourselves from everything that surrounds us and from which we participate as the school in which we work, for example, so that we can have a broad and real vision and can thus better work the problem.

Sociology helps us a lot in the interdisciplinary work in projects with which we can complement our future classes of Physical Education.

We can thus give our students a complete formation and not only focusing on physical and motor development, but also psychological, social and citizenship, as well as helping with projects the community in which these students are inserted, thus improving their quality of life and society as a whole.

Celso Rodrigo Branicio


SOCIOLOGIA E SOCIEDADE APLICADA A EDUCAÇÃO FÍSICA - Imagem Ilustrativa(Coladaweb)



Versão em E-book no ISSUU

http://issuu.com/celsorodrigobranicio/docs/sociologia_e_sociedade_aplicada_a_e_ddf4f726fa1c79?e=11297995/35562972




Tags: sociologia, educação, educação física, unb, social, projeto, sociedade, cidadania, psicologia, betti, esporte, luiz cuozzo,tutor presencial, ms. joão bosco da silva, ms. ivanor ranzi, celso rodrigo branicio, barretos, uab, uab polo barretos, política, sociocultural,
psico-motor,universidade aberta do brasil,licenciatura em educação física, universidade de brasília, #sociologia, #educação, #educacaofisica, #unb, #social, #projeto, #sociedade, #cidadania, #psicologia, #betti, #esporte, #barretos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM DE DESTAQUE

UnBHoje - 6 a 12 de novembro de 2020 (Universidade de Brasília)

  06 A 12 DE NOVEMBRO 2020 ANO 35 Nº 6212 ...