Bem-vindo ao Blog Celso Branicio -

Pesquisar dentro deste blog

Crônica Dominical 19/06/2016 – Falta de guardas nas creches, escolas e asilo gera furtos sistemáticos e caos social em Barretos

Asilo de Velhos Vila dos Pobre no bairro Bom Jesus em Barretos-SP - Furtado várias vezes (Google Maps)
Asilo de Velhos Vila dos Pobre no bairro Bom Jesus em Barretos-SP - Furtado várias vezes (Google Maps)


Nesta semana tivemos um agravamento da parte social em nossa cidade, se não bastasse os furtos ocorridos recentemente, novamente ocorreram novos furtos lamentáveis na creche do Bom Jesus e até no Asilo dos Velhos a Vila dos Pobres no mesmo bairro.

A creche já teve vários furtos e uma outra escola também nesta região do Bom Jesus a Escola Municipal Mathilde Ghitay de Mello (Dona Bilica) já foi furtada quatro vezes e ficamos sabendo que uma outra escola municipal no bairro América também foi furtada.

É lamentável o descaso do Prefeito para com as escolas. No caso do Asilo dos Velhos no Bom Jesus furtaram mais uma vez e desta feita levaram todos os alimentos, deixando eles em situação caótica, se não bastasse isto o sr. Prefeito deixou de enviar cobertores para uma creche inaugurada recentemente e as crianças estavam passando frio.

Houve ainda um outro problema grave que foi o portão da escola municipal Fausto Lex no bairro Cecap um que está danificado desde o final do ano passado quando foi quebrado na época dos Jogos Abertos do Interior, quando Lilico era o Secretário de Esporte, usou as escolas recebeu verbas do estado e entregou a unidade escolar com este problema  e até hoje não havia sido consertado gerando vários problemas para os alunos, dias atrás a polícia estava correndo atrás de um suspeito que adentrou a escola com o portão escancarado e acabou derrubando uma criança, sem contar a facilidade para se efetuarem furtos no local, a escola ficou totalmente insegura.

Devido a todos estes graves problemas muitos internautas fizeram campanhas de arrecadação de cobertores e alimentos nas redes sociais, principalmente minha amiga Dinah Campos uma das melhores ativistas políticas da cidade e conseguiram arrecadar duzentos cobertores, bem mais que os cinquenta necessários e servirá para distribuir a outras unidades escolares que necessitarem.

Os internautas estão fazendo também a arrecadação de alimentos, visto que os velhinhos do asilo dos velhos perderam tudo e vão passar fome se nada for feito.

O incrível é que o Prefeito e a Secretária da Educação foram notificados e quase nada fizeram para tentar solucionar o caso, na parte dos cobertores simplesmente não resolveram o problema, agora com as arrecadações que são paliativas e temporárias de nada resolverá se o Prefeito não enviar guardas principalmente para o período noturno para o asilo dos velhos e as creches que chegaram até a paralisar as atividades por algum tempo devido a estes graves problemas. 


A questão é que se levar os alimentos para serem estocados e não haver guardas para se evitar novos furtos, vai virar um círculo vicioso e eles vão continuar sendo furtados e prejudicados, é preciso urgente a colocação de guardas, principalmente no período noturno no local.

A Polícia não descobriu nada ainda, mas segundo andam falando na cidade tudo leva a crer que seja uma quadrilha com a maioria de menores infratores, lamentável a mentalidade destes pseudos cidadãos que furtam o patrimônio público e deixam velhinhos e crianças passando fome, se fosse em São Paulo ou Rio estes bandidos seriam mortos por seus colegas, ou iriam apanhar muito,  se forem presos podem ser agredidos dentro da prisão e até podem ser executados, pois, nem bandidos aceitam isto, eles tem a ética deles, é muita maldade e covardia e em Barretos estamos vendo marginais furtando a própria comunidade. 


Eu só esperto que não seja coisa mandada, crime encomendado, como aparentemente fizeram em minha casa para furtar documentos de minha saudosa esposa Adriana Conceição Ananias no final de outubro de 2015, a polícia ainda não descobriu nada e nem sei se tem motivação para encontrar, o crime ocorreu quando aleguei que poderia processar a Prefeitura por danos morais, devido a perseguição política e assédio moral que ela recebeu quando trabalhou em diversas escolas municipais como merendeira e a levou a ter depressão e aparentemente infarto, sem contar os incêndios criminosos nos predinhos do Conjunto Habitacional Luiz Spina que claramente foram criminosos segundo os laudos, ainda que não tenham achado os autores do crime.

É preciso que a polícia investigue tudo, pois, se for oriundo de politicagem a coisa é mais grave ainda e seria importante neste caso a identificação dos autores intelectuais, neste caso se for a oposição é lamentável, afinal queremos que o Guilherme deixe a Prefeitura, mas saindo de forma justa nas eleições e não com jogo sujo e prejudicando pessoas carentes, crianças e velhinhos.

Eu só espero que não seja mais um crime político usando menores para evitar prisões e maiores consequências. Vamos esperar que a polícia tenha motivação e tempo para investigar e prender quem está fazendo isto e se há ou não envolvimento político no caso.
Falta um maior policiamento e pelo visto esta nova ronda criada pela Prefeitura na prática é só um cabide de emprego com altos salários, pois, não estamos vendo resultados em suas atividades e as unidades escolares e o asilo estão desprotegidos a muito tempo.

Furtos e roubos sempre ocorreram, mas agora são sistemáticos, várias escolas foram furtadas diversas vezes, virou rotina lamentavelmente e está piorando a cada dia e o modus operandi é muito semelhante na maioria dos casos. 

O que é inadmissível também é o Sr. Prefeito deixar de enviar cobertores para uma creche recém-inaugurada e depois de detectado o problema e no atual período com esta onda de frio ele e a sua Secretária de Educação não conseguiram resolver o problema rapidamente e a sociedade é que teve de fazer doações para resolver o problema, sendo que legalmente deveria haver verbas para isto.

A situação da Prefeitura está caótica, pois, falta recursos para tudo e em reunião esta semana com as entidades sociais filantrópicas da cidade muitas reclamaram dos atrasos nos repasses e a situação caótica na administração das mesmas, o Prefeito alegou na TV Barretos que não é verdade, mas na prática muitas delas de fato estão passando apertado e o pouco que tem ainda tem sido furtado devido à falta de guardas e segurança nos locais.
Além de tudo isto temos novamente problemas com a merenda escolar que voltou a ficar péssima como a alguns anos atrás, quando o atual Prefeito assumiu em 2013.

Falta alimentos e o cardápio não tem sido cumprindo fielmente todos os dias a ponto da ativista política Dinah Campos começar novamente a ajudar na divulgação dos cardápios nas redes sociais e entrar em contato com mães para fazermos novamente um controle social mais rígido. Veja que anos atrás eu e algumas pessoas a ajudamos nesta importante batalha e obtemos êxito e agora vamos ter de voltar a luta, o CAE (Conselho de Alimentação Escolar) parece um Conselho de enfeite, pois, não tem tido forças e nem motivação para resolver o problema e exigir que a merenda escolar tenha qualidade e nada falte.

O Prefeito alega que o Estado não tem feito os repasses de verbas como deveria para a merenda escolar que também é responsabilidade do estado, e que a merenda escolar em Barretos está normal e a Prefeitura tem feito a parte dela e coberto a falta de contrapartida do Estado, mas na prática não é o que vemos, pois, existem todos os dias, vários alunos e mães reclamando da péssima qualidade da merenda escolar em várias unidades escolares, onde tem faltado vários alimentos impedindo a elaboração fiel dos cardápios.

Vamos aguardar que o Prefeito dê prioridade a Educação e ao Setor Social que são os mais carentes e importantes na Administração Municipal, junto com a Saúde que também anda caótica, estamos em crise e a arrecadação de fato caiu em todas as cidades e estados brasileiros, mas só de multas de trânsito são mais de R$ 100 mil reais arrecadados este ano, sem contar a falta de critérios em certos casos como a Prefeitura estar terminando uma avenida de integração ligando a região dos Lagos a avenida dos Coqueiros só para ganhar votos na eleição; gastando milhares de reais com ar condicionado no novo prédio onde está funcionando a Prefeitura agora, sem contar aluguel deste prédio onde funcionava antigamente a  CPFL e o pior não vai se economizar nada.

Na prática foi desnecessária esta mudança neste atual momento de crise e o pior ficaram pagando aluguel desde outubro do ano passado R$ 55 mil reais mensais sem ter se mudado e só agora sete meses depois é que se mudaram e mesmo assim depois de haver processo na justiça movido pelo Vereador Kapetinha, ou seja, falta critérios e prioridades em gastar as escassas verbas e a população carente e mais necessitada está claramente sendo prejudicada. 


Necessitamos de guardas urgente nas unidades escolares, principalmente creches e no asilo dos velhos, além de cumprir fielmente os cardápios de cada dia.


O caos esta imperando na administração pública municipal de Barretos, principalmente no setor Educacional e Social, vamos lutar para reverter esta situação e na eleição municipal todos devemos nos lembrarmos disto e dar a resposta ao Prefeito omisso e incompetente de Barretos.


Barretos, 19 de junho de 2016


Celso Rodrigo Branicio
Licenciado em Educação Física pela Universidade de Brasília
Tecnólogo em Processamento de Dados pela FISO
Especialização em Análise de Sistemas pela Universidade Federal de Uberlândia-MG
Conselheiro Fiscal da APPP (Associação de Participação Popular na Política)
Ex Conselheiro Municipal de Saúde de Barretos representando os Usuários SUS de 2007 a 2012


Fonte da Imagem: Google Maps



Tags: Barretos, Prefeitura Municipal de Barretos, Guilherme de Ávila, Dinah Campos, Área Social, Assistencial, Filantropia, Asilo dos Velhos, Vila dos Pobres, Filantrópico, Social, Assistência Social, Escolas, Unidades Escolares, Educação,  Redes Sociais, Celso Rodrigo Branicio, Celso Branicio, Branicio, Segurança, Guardas, Guarda patrimonial, Policia, Policia Civil, Policia Militar, Cobertores, Frio, CEMEI, Creche, Asilo, Adriana Conceição Ananias, Merendeira, Cardápio, Merenda, Merenda Escolar, Kapetinha, CPFL, TV Barretos, TVB, Conjunto Habitacional Luiz Spina, Luiz Spina, Prédinhos, Crime, Crime Eleitoral, Campanha eleitoral, Crônica Dominical 19/06/2016, Crônica Dominical, Escola Municipal Mathilde Ghitay, Escola Municipal Fausto Lex, Lilico, Secretário de Esportes, Mathilde Ghitay, Fausto Lex, Dona Bilica,Bom Jesus, bairro Bom Jesus, Menores Infratores, Conselho de Alimentação Escolar, CAE.



SAIBA MAIS:


INSEGURANÇA PÚBLICA: CRECHE DO BOM JESUS, EM BARRETOS, PERMANECE FECHADA NA SEGUNDA-FEIRA PELA AÇÃO DE LADRÕES E VÂNDALOS
https://www.facebook.com/radioculturadeguaira/photos/a.566416603420703.1073741826.566405306755166/1123614234367601/?type=3&theater



CALOTE OFICIAL: SEM REPASSES DA PREFEITURA, ENTIDADES DE BARRETOS VIVEM SITUAÇÃO DE CAOS E ABANDONO


BARRETENSES RECEBEM COM DESCONFIANÇA O CADASTRO OBRIGATÓRIO EXIGIDO PARA PODEREM ENTRAR NA PREFEITURAhttps://www.facebook.com/radioculturadeguaira/photos/a.566416603420703.1073741826.566405306755166/1125407280854963/?type=3&theater


VEREADOR KIKO MIZIARA DENUNCIA FALTA DE RESPOSTA A REQUERIMENTO E PEDE CASSAÇÃO DO PREFEITO GUILHERME ÁVILA POR DESCUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO
https://www.facebook.com/radioculturadeguaira/photos/a.566416603420703.1073741826.566405306755166/1123615114367513/?type=3&theater



FURTO NA CRECHE DO BOM JESUS




Publicado em 15 de jun de 2016

Fonte: TVB - TV Barretos no Youtube - Canal da TVBARRETOS TVB

https://youtu.be/kXPoFp6LidI 






ATRASOS EM VERBAS PARA
ENTIDADES DE BARRETOS



Publicado em 16 de jun de 2016

Fonte: TVB - TV Barretos no Youtube - Canal da TVBARRETOS TVB


https://youtu.be/vsZm8vCv2QY


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM DE DESTAQUE

UnBHoje - 6 a 12 de novembro de 2020 (Universidade de Brasília)

  06 A 12 DE NOVEMBRO 2020 ANO 35 Nº 6212 ...