Caros leitores todos sabemos da triste situação do SUS - Sistema Único de Saúde e da situação caótica principalmente nas UBS - Unidades Básicas de Saúde, os famosos Postinhos de Saúde e outras unidades de atendimento da rede municipal de saúde de Barretos, aliás, situação que infelizmente não é muito diferente na maioria das cidades brasileiras, porém, na semana passada descobri que ainda temos esperança.
Passei recentemente no concurso de professor de Educação Física da rede estadual de São Paulo, do qual vai haver ainda neste mês de abril/2014 mais uma chamada, fui aprovado também no processo seletivo da rede municipal da qual aguardo chegar a minha vez na atribuição, desta forma para me preparar para a perícia médica que ocorrerá após a chamada, tive de ir providenciando os exames médicos básicos que exigem além da perícia no local.
Eles exigem que os candidatos levem o resultado de uma bateria de exames (chek up), resolvi então me precaver e já ir fazendo os exames, porque tem validade de seis meses e até lá já fui chamado e se não for, não tem problema, investi tempo na prevenção de minha saúde, pois, a maioria dos cidadãos deveriam fazer um check up completo todos os anos e a maioria não o faz e muitos pagam caro por isto, as vezes até com sua própria vida.
Veja que isto não é gasto de verba pública de forma inútil, pois, a prevenção é muito mais importante do que ter de remediar ou executar procedimentos cirúrgicos, estes sim caríssimos, sem contar medicamentos de alto custo, então investir em prevenção é sempre bom e os homens muitas vezes só vão ao médico quando já estão doente e com dor, desta forma desde janeiro fiz uma bateria de exames médicos pelo SUS e um deles programado para o AME de Barretos (Ambulatório Médico de Especialidades do Estado de SP), não só eu mas vários colegas na mesma situação.

Verifiquei que cada paciente que era atendido levava cerca de 10 a 15 minutos e em alguns casos até mais, notei a diferença no tempo do atendimento em relação aos outros profissionais de outras especialidades, estamos acostumados a ver médicos que nem olham, tocam ou examinam o paciente, fazem poucas perguntas mesmo o caso sendo algumas vezes graves e levam menos de 5 minutos para atender cada um, neste caso ele com muito mais atenção e dedicação levava cerca de quatro vezes mais tempo, ou seja, o ideal na visão dos pacientes e do que o SUS prega.
Quando eu fui atendido nem me preocupei com a demora, afinal esperar para ser bem atendido e com dedicação ninguém vai achar ruim, o problema é esperar além do horário programado para iniciar as consultas e o paciente ter de aguardar de uma a duas horas e quando o médico chega atende rapidinho nas "coxas" para poder atingir sua cota de atendimento do dia e ficar liberado para atendimento em seu consultório particular.
No caso do Dr. Eduardo Gonsales de Ávila, médico cardiologista ele fez exatamente o contrário, dedicou o tempo necessário que cada paciente requeria de acordo com a situação de cada um e acima de tudo chegou na hora programada para iniciar os exames.
Ao conversar com ele elogiei os procedimentos e respeito com os pacientes e disse para ele não desanimar com possíveis comentários de algumas pessoas acostumadas ao sistema viciado dos médicos que atendem no SUS que estão na contramão deste tipo de atendimento que deveria ser padrão e rotina de todos e infelizmente não é, mas que devido a esta atitude que demanda mais tempo, algumas pessoas poderiam naturalmente criticar ele por estar demorando muito, então disse a ele que não se incomodasse com isto e continuasse fazendo sua parte agindo eticamente de forma correta.
Eu lembrei a ele de um caso semelhante ocorrido no atendimento do ambulatório do IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público do Estado de SP), na pericia que eu fiz em São José do Rio Preto-SP anos atrás, quando eu era servidor estadual e temporariamente Barretos-SP não tinha perícia.
Nesta ocasião eu fui consultado por uma médica muito simpática e educada que demorava também de 15 a 20 minutos com cada paciente e outros colegas dela que atendiam no mesmo dia e horário as filas acabavam rapidamente e os que foram atendidos com ela tiveram de esperar de 2 a 3 horas e alguns reclamavam da demora injustamente, porque analisavam a situação apenas por um ângulo, então disse na época o mesmo para ela, que não desistisse de sua atitude nobre e humana e que esta sim era a postura correta e o sistema é que tinha de mudar e os outros colegas dela passarem a agir como ela e no futuro a forma de atendimento se adequar e colocar mais profissionais para agilizar o problema das filas, mas o atendimento teria de ser feito de forma profissional com análise minuciosa de cada paciente e no tempo que fosse necessário, fico feliz que ainda temos bons profissionais assim.
Ao conversar com o Dr. Eduardo ele alegou também que é membro da sociedade americana de ciência, que tem duas fazendas de pecuária padrão deixadas por seus pais, inclusive uma em Minas Gerais e que nem precisaria trabalhar como médico e o faz por amor a profissão, porque gosta ama seu trabalho.

Em 2012 quando fui atropelado por uma moto na rotatória da Necker de Camargo com a Av. Prof. Roberto Frade Monte, eu não cheguei a cair, mas fui tocado por uma moto e o guidon chegou a rasgar parte de minha camisa e causou hematomas na barriga e na minha perna esquerda, a motoqueira é que caiu na rua e bateu a cabeça e foi socorrida pelo SAMU, mas sem gravidade, mas por orientação dos policias militares que fizeram a ocorrência me pediram para também ir na Santa Casa onde fui atendido gentilmente pelo Dr. Jaques Garcia Barbosa, médico especialista em Gastro, outro grande médico que sempre que precisei me tratou super bem de forma altamente profissional, analisando tudo e fazendo as perguntas e exames necessários e dando orientações que resolveram o problema, neste caso de fato não havia nada de anormal, foi apenas hematomas e pequenos arranhões, mas segundo ele poderia ter havido o rompimento de algum órgão interno, que felizmente não foi o caso.
Um outro médico muito famoso na cidade e que atende super bem nos postinho é o Dr. Adalberto Tsumayochi Shinohara que sempre que me atendeu foi também de forma muito profissional, sem pressa e fazendo tudo o que era necessário para se resolver o problema.
Tivemos outros grandes profissionais muito queridos na comunidade como o Dr. Ademir Jorge Ginecologista que faleceu alguns anos atrás e era um dos mais procurados pelas mulheres; o Dr. Zaid Abrao Geraige que faleceu em 2010 e foi obstetra e ginecologista e foi aprovado recentemente pela Câmara Municipal a colocação de seu nome para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Barretos, pelos relevantes serviços prestados a coletividade da qual era muito querido e admirado; temos ainda o Dr. Salim Ali Ubaiz, Clínico Geral, Obstetra e Ginecologista que infelizmente já se aposentou e hoje atende apenas em seu consultório particular, mas que quando estava na rede pública sempre atendeu da melhor maneira possível a população e no velho estilo dos médicos tradicionais de antigamente.
É interessante que agora está havendo um resgate com o P.S.F. - Projeto Saúde da Família e com os médicos de família que tentam voltar a fazer um trabalho de prevenção e de maior proximidade e acompanhamento dos pacientes, bem ao estilo muito utilizado em Cuba de medicina preventiva que é o que dá mais resultado e é o que menos ocorre aqui no Brasil infelizmente, mas vamos torcer e fazer de tudo para que este projeto vingue e possam ser criadas equipes para cobrir toda a cidade num futuro próximo, mas no atendimento dos pacientes já doentes é necessário também uma mudança de paradigma e que todos possam respeitar mais os pacientes, afinal se é SUS ou particular todos recebem pelo serviço prestado, não tem nada de graça, a população paga impostos e parte deles são destinados ao Fundo Municipal de Saúde através do SUS ou contrapartida do município.

Atenção: não estranhem esta matéria, eu continuo sendo altamente crítico e reflexivo, estou ciente da situação precária da saúde pública em Barretos, dos graves problemas da Santa Casa e principalmente no Pronto Socorro que continua caótico e só daqui a alguns meses com a injeção real das verbas prometidas pelo governador é que a situação deve melhorar e principalmente no segundo semestre quando inaugurarem finalmente a UPA.
Eu continuo vigilante, não estou sendo pressionado ou comprado pelo Prefeito para defender a gestão dele, nada disto, apenas não faço oposição burra e sistemática e quero sim defender meus direitos e os direitos da população, luto por cidadania e emancipação humana plena, quero o melhor para a coletividade, não faço uso de causas sociais para derrubar adversários políticos a mando de partidos ou coligações ou mesmo para conseguir cargos ou benesses como cala a boca para parar de atacar a administração, nada disto critico o que tem de ser criticado e elogio quando merecem, veja que nem sou filiado ou ligado a partido político e já provei isto aqui postando uma certidão da justiça eleitoral.

Eu estou aqui dizendo aquilo que eu acredito e vejo do que está certo e errado e tenho convicção que se queremos que algo mude, não basta apenas criticar e ver o lado negativo das coisas e sim dar sugestões do rumo a se seguir e principalmente visualizar aquilo que está dando certo e elogiar citando como exemplo positivo, só assim para um dia termos alguma solução verdadeira para os diversos problemas da saúde.
Uma observação importante, antes que me perguntem, estou ciente também que o Dr. Eduardo, não é nenhum santinho ou médico perfeito, sei de denúncias de caso em que ele apanhou de paciente em um Postinho e o acusaram de ser grosso e sem educação, independente de ter sido verdade ou não a questão é que o sistema é podre e viciado e induz médicos e profissionais ao erro, não se justifica, mas é péssimo também a forma de atendimento e recepção dos pacientes que em muitos casos, principalmente nos postinhos madrugam mesmo estando doentes e isto ainda não é o ideal, pois, gera estresse naturalmente, principalmente porque a maioria só é atendida de manhã e depois todo mundo acaba cometendo algum erro e num clima destes um dia acaba ocorrendo.
É muito bom ver a população servida por um grande profissional na área de cardiologia, afinal as doenças do coração são as que mais matam no Brasil, ao contrário do que muitos pensam ser o câncer e neste caso estamos bem servidos, bem como por médicos como o Dr. Jaques, Dr. Shinohara e alguns poucos bons exemplos, é verdade que a maioria dos médicos tem boa formação acadêmica, porém, boa parte pode até saber o que fazer, mas na prática não o fazem, a não ser em seus consultórios particulares, no caso do Dr. Eduardo, Dr. Jaques e Dr. Shinohara dos quais eu citei, veja que eu falei o que vi na prática acontecendo, pela postura deles em relação aos demais havia uma grande diferença, e muitos de vocês que foram atendidos por eles devem ter percebido isto também, eu espero que eles continuem assim sempre, bem como outros raros exemplos que não foram citados mas que trabalham de forma profissional e na verdadeira filosofia do SUS que infelizmente não tem sido cumprida.
A educação e respeito no atendimento aos pacientes é muito importante e temos de lutar para mudar esta realidade e incentivar todos os médicos a terem uma postura correta no atendimento, trabalhando todas as horas das quais está sendo pago, sem esta de atender a quantidade de pacientes que atenderia em quatro horas em menos de uma hora e acima de tudo atendendo com humanização como é muito bem feito no Hospital de Câncer de Barretos e no AME (Ambulatório Médico de Especialidade do Estado de SP) e pode sim ser feito nas Unidades Básicas de Saúde, no Postão (ARE I), Saúde Mental, Saúde da Mulher e demais órgãos de atendimento da Saúde em Barretos.
A verdade é que com estes exemplos de alguns bons profissionais, estamos tendo verdadeiramente uma luz no fundo do túnel do SUS, que é um grande sistema de saúde um dos melhores e maiores do mundo e que se não é perfeito é porque temos corrupção e um sistema político podre e viciado que tanto atrapalha a gestão da saúde, sem contar que insistem em fazer desvios de verbas e de finalidade, certamente se não houvesse isto teríamos uma medicina de primeiro mundo para todos, como ocorre no Hospital de Câncer de Barretos, onde fica claro que todo este sonho de boa aplicação das verbas públicas com transparência e atendimento de primeira tem sim condições de se tornar realidade não só na oncologia onde já ocorre, mas também no atendimento de saúde básica da população, basta saber usar bem as verbas da saúde. A esperança ainda vive.
Barretos, 06 de abril de 2014.
Celso Rodrigo Branicio
Ex Conselheiro Municipal de Saúde de Barretos (2007 a 2012)
Licenciado em Educação Física pela UnB (Universidade de Brasília)
Graduado em Processamento de Dados pela FISO e Pós Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Federal de Uberlândia-MG.
Licenciado em Educação Física pela UnB (Universidade de Brasília)
Graduado em Processamento de Dados pela FISO e Pós Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Federal de Uberlândia-MG.
Fonte das Fotos:
Logotipo padrão do: IAMSPE, APPP, PSF, Cardiologia, SUS.
Luz no fim do túnel, montagem feita por Celso Rodrigo Branicio
Santa Casa - Arquivo de Celso Rodrigo Branicio
SEESMT - Foto extraída do vídeo da TVB - TV Barretos, matéria "SESMT" de 02/10/2013
Postão - ARE I, foto do Google Street View em agosto/2011.
Tags: IAMSPE, APPP, PSF, Cardiologia, SUS, Santa Casa, Celso Rodrigo Branicio, SEESMT, TVB, TV Barretos, SESMT, Postão, ARE I, Google Street View, Saúde, Dr. Eduardo, Dr. Jaques, Dr. Shinohara, Dr. Ademir, Dr. Salim, Dr. Zaid, Dr. Zaid Abrao Geraige, UPA, Barretos, Conselho de Saúde, Política, Dr. Salim Ali Ubaiz, Dr. Adalberto Tsumayochi Shinohara, Dr. Eduardo Gonsales de Ávila, Dr. Jaques Garcia Barbosa, tempo de espera, fila, check up, exame médico, medicina, CRM, CREMESP, Secretaria Municipal de Saúde, saúde básica, oncologia, hospital de câncer de Barretos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário