Política, Futebol, Esporte em Geral, Espiritismo, Religião, Exoterismo, PlayLists de Músicas, Textos, Contos, Crônicas, clips musicais, dicas em geral e culinárias, noticias importantes e polêmicas sobre Educação, Saúde e Astronomia entre outros, além do noticiário sobre Barretos e sua festa do peão.
Trata-se de um espaço pessoal para expressar meus gostos, idéias e projetos. Sintam-se co-proprietário deste espaço, feito para meus amigos, colegas e visitantes se interagirem e se informarem.
De 26 a 29 de março, acontece, no auditório da Faculdade de Tecnologia, o Colóquio Internacional Crianças e Territórios de Infâncias. O evento terá conferências, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e lançamento de livros. O primeiro dia do evento traz a abertura da exposição Infância e Ditadura: Testemunhos e Atores (1973-1990), que acontece no salão de exposições da Biblioteca Central da UnB, às 19h. A mostra segue em cartaz até o dia 27 de abril.
O Centro de Pesquisa e Aplicação de Bambu e Fibras Naturais (CPAB) da UnB lança edital com bolsas para pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação interessados nas linhas de pesquisa da unidade. As inscrições ocorrem até 26 de março, na secretaria do CPAB, situada no Setor Comercial Local Norte (SCLN), quadra 406, bloco A, sala 52, térreo. O edital está disponível no site do centro.
Integrando o ciclo de debates Movimento Brasil 2022: o Brasil que queremos, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sedia, no dia 27 de março, a palestra Metodologias inovadoras para monitoração quantitativa não invasiva da pressão intracraniana no Sistema Nervoso Central. O docente Sergio Mascarenhas de Oliveira (USP) conduzirá o debate, a partir das 15h, no auditório interno da fundação.
Contribuintes com dúvidas sobre a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) podem buscar ajuda no projeto Balcão Fiscal, formado por docentes e alunos do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UnB. Durante março e abril, a iniciativa realiza atendimentos à distância, pelo e-mail balcaofiscal@gmail.com. O suporte presencial acontece às terças-feiras, das 16h30 às 18h30, no laboratório de informática do prédio da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face), sala D1 10/33, das 16h30 às 18h30. O atendimento é gratuito e aberto à comunidade.
Em comemoração ao início do semestre, a Editora UnB disponibiliza mais de 400 títulos pelo valor de R$ 10. A promoção é válida até o final de março. Nas demais obras, professores de ensino superior e médio, universitários e pesquisadores possuem 30% de desconto. Confira os títulos no site da Editora ou na Livraria do campus Darcy Ribeiro – situada no Centro de Vivência, próximo ao Restaurante Universitário.
Estão abertas as inscrições para participar da assistência estudantil. O prazo vai até 1º de abril para estudantes de graduação; e até 29 de março para pós-graduação. Os requisitos para concorrer ao programa constam nos Editais de Avaliação Socioeconômica, disponíveis na página da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC). A inscrição ocorre pelo sistema www.servicos.unb.br/sae.
O periódico Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea recebe, até 30 de junho, artigos e resenhas para sua edição número 57 (maio/ago. 2019). A revista fomenta o debate crítico sobre a produção brasileira na área e, neste número, selecionará estudos que explorem a leitura como espaço de possibilidades e de vivência da subjetividade. Confira as normas para submissão no endereço www.periodicos.unb.br/index.php/estudos
O coletivo de cultura popular Comboio Percussivo oferece cursos, workshops e oficinas de 12 de março a 19 de julho, na Praça Chico Mendes do campus Darcy Ribeiro. As modalidades ofertadas são: pandeiro popular, percussão geral, dança afro, percussão afro mineira, roda de timbal; além de aulas de instrumentos percussivos. A inscrição varia de R$ 50 a R$ 70 de acordo com a modalidade escolhida, e ocorre pelo endereço www.tinyurl.com/comboiopercussivo.
Depois de veicular uma matéria nesta quinta-feira com o ex-prefeito de Barretos, Uebe Rezeck, a Diretoria da CULTURA FM registrou seu apoio à campanha liderada por ele, em prol do Educandário Sagrados Corações.
Num triste episódio de insensibilidade e irresponsabilidade, e aparentemente não se importando com as 200 crianças atendidas, a Prefeitura de Barretos cortou o convênio com a entidade. Rezeck tenta agora reunir empresários para salvar a instituição.
Caros amigos visitantes e colaboradores do Blog Celso Rodrigo Branicio, o blog atingiu a marca de 3 milhões de visualizações nesta sexta-feira dia 23/03/2018, agradeço imensamente a todos pelo carinho das visitas, espero ter ajudado de alguma forma com boas informações sobre educação, política, cinema, dicas e entretenimento.
O Blog foi criado em 03/06/2010 e vai completar daqui a alguns meses oito anos de existência, em média são mais de 32 mil visualizações mensais e mais de mil visualizações diárias.
Continuaremos fortes em mais um ano de luta, o blog surgiu como consequência de meu trabalho sindical na Afuse - Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação do Estado de São Paulo e também divulgando informes da nossa parceira aAPEOESP o sindicato dos professores da rede oficial do estado de São Paulo, quando eu trabalhava na Escola Mário Vieira Marcondes (Estadão) e estava afastado na Diretoria de Ensino de Barretos, depois com as perseguições políticas e minha demissão injusta o caso está na Justiça com três processos contra o estado um por danos morais e perdas materiais devido ao assédio moral, outro exigindo reintegração e por fim mais um pelo recálculo de quinquênio, a justiça é lenta e ainda aguardo a conclusão destes processos, o de recálculo de quinquênio é o que está mais perto de ocorrer, pois, já se decorreram 12 anos, venci e aguardo a definição da OPV, os outros estão na segunda instância ainda.
Eu tinha como missão na Diretoria de Ensino fazer recortes do Diário Oficial e de Legislações da Educação, além de informes para enviar para as escolas via e-mail, bem como a servidores e professores cadastrados, resolvi então pessoalmente em casa enviar também outras informações do mundo do trabalho e vídeo clipes, piadas e materiais que compartilhava com meus amigos e eles compartilhavam comigo, assim foi natural fazer este blog para facilitar tudo.
Hoje devido as perseguições e ataques constantes de hackers deste prefeito prevaricador de Barretos eu não ando tendo tempo de fazer tantos textos e vídeos pessoais, mas prometo em breve voltar a postar mais material pessoal como as crônicas dominicais e informes da Educação que devido a meu afastamento da escola e Diretoria de Ensino acabei perdendo um pouco o vínculo, mas ainda assim sempre que dá tempo eu posto muitas informações da Afuse e Apeoesp e da Educação em geral atualizando meus colegas com dicas de concursos, informações sobre legislação, etc., para melhorar a interação e maior divulgação e alcance nas redes sociais eu fiz uma página do Blog Celso Branicio no Facebook e agora tenho uma outra página voltada ao sindicalismo e mundo do trabalho com a página BALCÃO DE EMPREGOS E CONCURSOS DE BARRETOS E REGIÃO, onde tenho cerca de 10 mil pessoas inscritas que acompanham a página, onde posto vagas do PAT Barretos e vagas publicadas nos sites Indeed,Infojobs,Curriculum, bem como da ACIB Barretos-SPe Prepara Cursos + Empregos e outros que surgem em Barretos e região, além de postagens diretas de currículos vitae de internautas visitantes, vagas de emprego por parte de empregadores ou dicas de outros colegas visitantes, bem como informes de cursinhos preparatórios para concursos, vídeos educativos e informes jurídicos do mundo do trabalho e dicas de pequenos negócios e orientações do SEBRAE, tenho feito uma ligação destes informes também com o blog para ajudar ainda mais na divulgação das vagas de emprego, bem como orientações jurídicas e dicas do mercado de trabalho e concursos públicos com postagens do JC - Jornal de Concursos.
As primeiras postagens no Blog Celso Branicio foram dois vídeo clipes da cantora colombiana Shakira ainda no começo da carreira, mas já bombando nos Estados Unidos com super sucessos em 2010.
Agradeço a todos que de forma direta ou indireta me ajudaram com as postagens do Blog, que nasceu com informes de Educação, recortes do Diário oficial de SP e legislações e entretenimento com vídeos, textos e piadas e hoje com muitas informações sobre política, cinema, música, humor e muitos vídeos nesta era onde o Youtube domina na internet e revolucionou a web e como muitos tem preguiça de ler e os vídeos ajudam muito nisto temos hoje uma predominância de vídeos, ainda assim temos também muitos textos tradicionais.
Muito obrigado a todos publishers e visitantes e espero ainda poder continuar este projeto por muitos anos com o apoio de vocês.
COLABORADORES / PUBLISHERS
ANA CLÁUDIA DOS SANTOS
ANDRÉ RIBEIRO DA SILVA
BRAZ AUGUSTO DE MENEZES
CHARLES GUIMARÃES DOS SANTOS
ENEIDA NEVES MACHADO
ISABEL ALVES DE MELLO
JOSÉ LUIS DE ALMEIDA
MARIA DE FÁTIMA GRANUZZO
MARIA DE FÁTIMA VELASCO
NAIR FERREIRA DE MELO
ROMILDA APARECIDA B. FRANCISCO
RONALDO ISMAEL
ROSEMARY BRANICIO NOBRE
Barretos, 23 de março de 2018.
Celso Rodrigo Branicio
Licenciado em Educação Física pela UNB
Técnologo em Processamento de Dados pela FISO
Especialização em Análise de Sistemas pela Universidade Federal de Uberlândia-MG
SAIBA MAIS:
AS TRÊS PRIMEIRAS POSTAGENS DO BLOG CELSO BRANICIO:
Lyrics: Lucky you were born that far away so We could both make fun of distance Lucky that I love a foreign land for The lucky fact of your existence Baby I would climb the Andes solely To count the freckles on your body Never could imagine there were only Ten Million ways to love somebody Le ro lo le lo le, Le ro lo le lo le Can't you see I'm at your feet Whenever, wherever We're meant to be together I'll be there and you'll be near And that's the deal my dear
Esta foi a PRIMEIRA postagem do Blog Celso Rodrigo Branicio, uma postagem de 03/06/2010 às 05hs53min., agora em 2018 o blog está próximo de atingir 3 milhões de visualizações, hoje chegamos a marca de 2.848.606 de visualizações graças as suas visitas, obrigado a todos internautas visitantes e colaboradores pelo carinho e atenção.
A cantora colombiana Shakira é hoje uma mega star da música Pop internacional e mora nos Estados Unidos, no começo da carreira ela fez um super show na Festa do Peão de Barretos em 1997.
Lyrics: Broke my heart on the road Spent the weekend sewing the pieces back on Crayons and dolls pass me by Walking gets too boring when you learn how to fly Not the homecoming kind Take the top off and who knows what you might find Won't confess all my sins You can bet all trying but you can't always win 'Cause I'm a gypsy Are you coming with me? I might steal your clothes and wear them if they fit me Never made agreements Just like a gypsy And I won't back down 'cause life's already bit me And I won't cry I'm too young to die If you're gonna quit me 'Cause I'm a gypsy
Esta foi a SEGUNDA postagem do Blog Celso Rodrigo Branicio, uma postagem de 03/06/2010 às 05hs55min, agora em 2018 o blog está próximo de atingir 3 milhões de visualizações, hoje chegamos a marca de 2.848.606 de visualizações graças as suas visitas, obrigado a todos internautas visitantes e colaboradores pelo carinho e atenção.
A cantora colombiana Shakira é hoje uma mega star da música Pop internacional e mora nos Estados Unidos, no começo da carreira ela fez um super show na Festa do Peão de Barretos em 1997.
Entre as postagens a que teve o maior número de visitas até foi uma sobre o Bônus da Educação do estado de São Paulo. Em apenas um dia eu conseguiu cerca de 100 mil visualizações e 95 comentários. A Secretaria da Educação costuma demorar muito para soltar a informação sobre o dia que vai pagar o Bônus normalmente neste período entre março e abril e o índice da escola no IDESP também costuma demorar e neste ano de 2014 eles estavam fazendo testes e liberaram o sistema para acesso sem querer e alguns professores e servidores entraram e divulgaram o link para acesso a esta área no site da Secretaria da Educação e o que eu fiz foi apenas disponibilizar para todos este link no blog e durante cerca de um dia o link ficou no ar, depois retiraram e só voltou cerca de uma semana depois quando liberaram as notas em definitivo. Fico feliz de ter podido ajudar tantas pessoas que ficam ansiosas para saber quanto iriam receber de bônus, tanto professores quanto funcionários das escolas estaduais do estado de São Paulo.
Havia uma cópia na área de Páginas, mas por problemas técnicos acabou sendo eliminada e ficou apenas a postagem original na área comum, mas estou repostando na área de Páginas para facilitar a todos.
Se juntarmos o número de visualizações atingidos pelo texto na área de Página com a área de postagens comuns, o total agregado são de mais de 20 mil visualizações.
Este texto é muito visualizado na época em que está aberto algum concurso de Professores e tem candidatos estudando para o concurso.
Palavras-chaves: relação trabalho-educação; fundamentos histórico-filosóficos da educação; educação politécnica.
Este artigo nos leva a conhecer melhor os fundamentos históricos ontológico da relação trabalho e educação.
Ele nos mostra esta relação em diversas etapas, é muito elucidativo ao explicar os conceitos básicos de como nasceu o capitalismo, o comércio, a divisão de classes e consequentemente a divisão da educação, passando pelo comunismo primitivo e avançando no tempo até o comunismo de Marx e Lenin e a discussão sobre educação politécnica e como ela ocorre hoje e algum tempo atrás, quando o mundo mudou e passou a exigir profissional mais qualificado e exercendo mais funções.
O artigo abordou os seguintes assuntos:
– Trabalho, Educação, Escola, Capitalismo, Comércio, Comunismo, Politécnica, Politecnicismo e Técnologia. Ele foi divido em:
- Fundamentos histórico-ontológicos da relação trabalho-educação.
- A emergência histórica da separação entre trabalho e educação.
- Questionamento da separação e tentativas de restabelecimento do vínculo entre trabalho e educação.
- Esboço de organização do sistema de ensino com base no princípio educativo do trabalho.
Conclusão: A controvérsia relativa à politecnia
Referências: Aqui o autor cita as fontes bibliográficas onde ele baseou seu trabalho, obras de: BAUDELOT, Christian; ESTABLET, Roger; François Maspero; BERGSON, Henri; GRAMSCI, Antonio; Einaudi; LEMME, Paschoal; MANACORDA, Mario Alighier; Armando Armando; Cortez/Autores Associados, 1989; MARX, Karl; ENGELS, Friedrich; Grijalbo; NOSELLA, Paolo; PISTRAK, Moisei; FERRETTI, Celso J.; ZIBAS, Dagmar M. L.; MADEIRA, Felicias R.; FRANCO, Maria Laura P. B. ; Autores Associados, 2005;
O autor discute a importância do trabalho para os homens e coloca o ponto de vista de filósofos famosos como Aristóteles que acreditava que a diferença do homem e dos outros animais seria a racionalidade, mas considerava o trabalho como não digno dos homens livres.
Outros filósofos como Bergson acreditava que o Homem se destaca da natureza para existir e produzir sua própria vida, diferente dos animais que se adaptavam a natureza, no nosso caso nós adaptamos a natureza a nós.
O trabalho é o ato de agir sobre a natureza transformando-a em função das necessidades humanas.
Tivemos no início o comunismo primitivo nas comunidades primitivas, onde tudo era compartilhado e não havia divisão de classes.
A Educação era considerada vida, hoje não mais, pois, é apenas uma preparação para a vida. A divisão de classes sociais modelo vigente até hoje surgiu com a apropriação privada da terra e o desenvolvimento da produção do trabalho.
A verdade é que com a divisão de classes a Educação também se dividiu.
O capitalismo nasceu com a economia de mercado e as trocas de produtos e acima de tudo com a produção para estas trocas.
A sociedade passa a ser mais urbana que rural e mais industrial e menos agrícola.
A Revolução industrial correspondeu a uma revolução educacional. Segundo as reflexões de Gramsci a escola unitária criada na época é semelhante à Educação Básica nos níveis Fundamentais e Médios dos nossos dias atuais, diferenciando das escolas profissionais para trabalhadores e ciências e humanidades para os futuros Dirigentes.
São criados os primeiros currículos baseados em Linguagem, Matemática, Ciências Naturais e Sociais.
Houve uma proposta de se travar diálogos entre universitários com a classe proletária para se discutir os problemas sociais de forma superior e sendo assim evitando a passividade intelectual dos trabalhadores e impedindo que os acadêmicos caíssem no academicismo.
Neste caso o órgão que achavam que iria servir a isto seria as Academias, mas não funcionou como se esperava e hoje em dia se tornaram em cemitérios culturais.
No final foi travada uma discussão por parte do autor sobre politecnia, que é a união da escola com o trabalho. Manacorda segundo o autor propôs o termo politecnicismo como estar disponível para diversos trabalhos e suas variações e a palavra tecnologia era usada para determinar a união da teoria com a prática. As escolas que usavam esta filosofia foram criadas pela burguesia fruto da revolução industrial.
O autor discute muito na parte final do artigo sobre o termo politecnia usado por Marx e Lenin, hoje é muito mais que união de escola e trabalho, é o uso da ciência usando novas técnicas visando sanar o problema dos trabalhadores modernos que não são preparados para diversas funções no trabalho. Hoje o ensino técnico é uma educação voltada para o trabalho, mas um trabalho moderno dos novos tempos e com novas tecnologias, inclusive numa era pós-revolução industrial, hoje se necessita de menos trabalhadores, porém, eles devem ser mais qualificados.
O artigo da forma como foi apresentado e explicado, é de grande importância para alunos do curso de Educação Física, Professores formados nesta área, Diretores de Escolas, Professores Coordenadores, enfim Gestores Públicos de Educação, Políticos e a População em geral, e nos leva a pensar nos novos rumos da Educação.
No estado de São Paulo as melhores escolas nos exames para apurar qualidade como o SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), são as ETECs. (Escolas Técnicas do Centro Paula Souza), a diferença de nível é enorme, por outro lado em relação as escolas tidas como meramente propedêuticas, que apenas preparam o aluno para o vestibular e o nível superior.
Estas escolas estão ligadas a Secretaria Estadual da Educação e estão sendo gradualmente abandonadas, a maioria que contava com o ensino Infantil e Fundamental Ciclo I, já foram em boa parte municipalizada, algumas de Fundamental Ciclo II também entraram nesta onda, restam as de Ensino Médio e para poder tentar se preservar a maioria delas passou a fornecer cursos de nível Médio e estão fadadas a acabar.
Veja que agora para se tentar contornar o problema usando a filosofia do neoliberalismo, o governador do PSDB está fazendo parcerias com escolas privadas, pagando vagas para alunos que estão cursando o Ensino Médio normal, para fazerem cursos concomitantes de complementação, mas cursos técnicos, para saírem preparados teoricamente para a faculdade e já com um curso técnico para entrar mais fácil e qualificado no mercado de trabalho.
Um detalhe as ETECs e as faculdades técnicas chamadas de FATECs – (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) não pertence à Secretaria estadual da Educação e sim a Secretaria de Ciência e Tecnologia, ou seja, um esvaziamento da Educação, reduzindo os recursos e terceirizando o serviço.
O artigo nos leva a pensar o quanto é preocupante hoje estas ideias que foram introduzidas no sistema e que de fato a educação esta mais pensando em trabalhar o aluno apenas para o mercado de trabalho, ainda que hoje como o autor nos disse seja necessário o trabalhador estar preparado para múltiplas funções e que o mercado de trabalho esta mais maquinizado e necessitando de menos trabalhadores e os que necessita precisam ser mais qualificados, ainda, assim o que vemos é o capitalismo determinando os rumos da educação atual e da escola.
O caso do Governo do Estado de São Paulo é grave e em breve estarão repassando tudo para a iniciativa privada e apenas valorizando o ensino profissional, quando sabemos que o “estado” deveria se preocupar em formar também alunos pensantes, com raciocínio crítico e reflexivo e isto é o que menos estão querendo fazer, ainda que tenham voltado a colocar na grade curricular das escolas de Ensino Médio as disciplinas de Filosofia e Sociologia.
Na prática o que ocorre é uma desvalorização da Educação e desestruturação da escola, pelo menos as que são tidas como tradicionais em detrimento das escolas técnicas as vedetes do momento, sem contar o repasse da responsabilidade para a terceirização no caso da rede estadual e também para os municípios, deixando de cumprir sua parte, se restringindo ao ensino profissional que para a sociedade ainda é insuficiente.
Achei a discussão sobre o termo politecnia, um pouco exagerado em relação a Marx e Lenin e a forma como usavam estes termos e seus significado, mas entendo que o autor é um pesquisador sério e conhecido e talvez tenha usado um tanto quanto de preciosismo e academicismo, mas até serviu para que pudéssemos entender este conceito como era usado na época e agora na era da informação e como foi antes na era industrial e anterior a isto.
Fonte: "Trabalho e educação: Fundamentos Ontológicos e Históricos", de Dermeval Saviani (Artigo publicado em Janeiro/Abril de 2007 na Revista Brasileira de Educação, Volume 12, Número 34, Páginas de 152 a 165 e 180) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Link do Texto Original na íntegra: www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf
Nome: Celso Rodrigo Branicio
Acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Física
UAB-UNB – Universidade de Brasília - Pólo Barretos-SP
Disciplina: Lazer, Trabalho e Sociedade
Autores: Dr. Edson Marcelo Húngaro e Prof. Ms. Pedro Fernando Avalone Athayde
Supervisor: Prof. Ms. Pedro Fernando Avalone Athayde Tutora: Lis Bastos Silvestre Turma: EDF4